domingo, 9 de janeiro de 2011

Antipatia x Empatia



Todo mundo quer ser aceito. Todo mundo quer ser amado. O meio usado para conquistar esse lugar ao sol faz toda a diferença. Pode ser um tiro no pé ou um tiro de meta para o sucesso. 

A ciência e a história já provaram que os mais fortes sobrevivem. Mas ser forte é diferente de mostrar-se forte. Ser forte é, paradoxalmente, ter coragem de demonstrar nossas fraquezas. Ao mostrar as nossas fragilidades é que provocamos a empatia do grupo. 

Quando alguém tenta se mostrar forte corre um grande risco de provocar antipatia. Porque ao mostrar-se poderoso corre-se o grande risco de parecer autosuficiente. E alguém autosuficiente dá o seguinte recado ao grupo – não preciso de voce. O passo seguinte é a marginalização, o isolamento. Afinal, se não precisam de mim, pra que vou me doar.

Quem se mostra autosuficiente ou se ilude ou mascara suas inseguranças. Não é verdadeiro, não é real. Das duas uma – ou você é um egocêntrico arrogante ou um babaca ingênuo. O resultado: consegue convencer os outros de que é mesmo autosuficiente e aí provoca a inveja – porque todos se sentem fracos diante de alguém autosuficiente – ou não convence, provocando então o desdém. 

A pior maneira de tornar-se O cara é autointitular-se assim. São os outros que têm de coroá-lo. A gente se identifica por meio das fraquezas que assumimos e demonstramos e não exibindo nossos sucessos e qualidades. Esses aparecem por si só. Apenas faça, deixe os outros enxergarem. E faça por você, não pelos aplausos. Caso contrário, você correrá o grande risco de frustrar-se.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © Conversas só entre amigas. Template created by Volverene from Templates Block
WP by WP Themes Master | Price of Silver